Parcelas com época própria no ajuizamento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Parcelas com época própria no ajuizamento

Mensagem por Bruno Andrade Melo Xavier em Seg Jun 15, 2015 10:59 am

Bom dia,

Estou tentando liquidar uma sentença em que o juiz deferiu uma indenização substitutiva ao auxílio alimentação. No entanto, a indenização foi deferida com correção e juros a partir do ajuizamento. Ao tentar efetuar a alteração nos parâmetros da verba o sistema não está aceitando a data posterior à demissão. Como faço para ajustar isso? Ou trata-se efetivamente de um erro do sistema?

Bruno Andrade Melo Xavier

Nível : 2
Reputação : 3

Possível bug!

Mensagem por Alexandre Ferreira em Seg Jun 15, 2015 1:48 pm

Curioso, Bruno, ia te dizer pra utilizar qualquer verba de natureza indenizatória e modificar o nome apenas... como Indenização por Dano Moral, ou qualquer outra. Mas agora me bateu uma dúvida maior: ficou parecendo que a ocorrência da verba é o que dita o tipo de atualização que ela sofre e, nesse caso, atentando bem, mesmo as verbas indenizatórias têm ocorrência máxima com o desligamento, de modo que, como faríamos para que a atualização fosse em data diferente?

Acho que você identificou um BUG rs...

Vou testar pra ver!

Abração!
Alexandre Ferreira
Admin

Nível : 15
Reputação : 0

http://pjecalc.foruns.com.pt

Re: Parcelas com época própria no ajuizamento

Mensagem por WESLEY DE SOUZA INACIO em Qua Jun 24, 2015 3:23 pm

Olha, a Andréa conseguiu lançar um dano moral com data posterior ao ajuizamento, para seguir o parâmetro da S-439, mas mesmo dessa forma, a data limite que o programa deixou lançar foi a da efetiva do cálculo.
Assim, no dia 15 de junho ela estava liquidando uma sentença com leitura para 18 de junho, ou seja, atualizaríamos a conta até o dia 18, mas o sistema só permitiu lançar como época própria para dano moral a data de 15 de junho. Para mim é um erro bloqueante.

WESLEY DE SOUZA INACIO

Nível : 8
Reputação : 9

Mensagem por Alacid Corrêa Guerreiro em Sex Jul 10, 2015 8:47 am

Caros,

O sistema já permite a inclusão de verbas com data posterior a data de ajuizamento (na realidade as verbas estão limitadas a data da demissão). Basta acessar a aba Parâmetros do Cálculo e informar no campo Data Final a data do fim da verba. Desta forma, o sistema permitirá que você estabeleça nos parâmetros da verba período posterior a demissão. Em relação a verba Dano Moral, como ela é sugerida no "desligamento", quando for informar o período da verba, troque a Ocorrência de Pagamento para "Mensal".

forte abraço,

Alacid Corrêa Guerreiro

Nível : 6
Reputação : 7

Mensagem por WESLEY DE SOUZA INACIO em Qui Jul 16, 2015 2:14 pm

Alacid, eu não consegui colocar data posterior à do ajuizamento nas verbas, mesmo tendo trocado a parcela para mensal nos parâmetros.
Eu só consegui lançar a parcela dano mora após a data de ajuizamento no módulo MULTAS E INDENIZAÇÕES, e, mesmo assim, o sistema só permite como data limite a do dia em que estamos efetuando os cálculos. Dessa forma, enfrentei um problema ao liquidar uma sentença que tinha como data de leitura uma semana para frente, pois, embora eu tenha atualizado os cálculos até a efetiva data da leitura, o calc deixou eu lançar como data limite da época própria aquela efetiva da confecção do cálculo.

WESLEY DE SOUZA INACIO

Mensagem por Alacid Corrêa Guerreiro em Qui Jul 16, 2015 3:12 pm

Wesley,

Para que o sistema aceite que uma verba seja lançada com data posterior a data da demissão, informe no campo Data Final da aba Parâmetros do Cálculo (página Dados do Cálculo) a data de vencimento da verba. Depois, acesse os parâmetros da verba, troque a Ocorrência de pagamento para "mensal, repita a data de vencimento nos campos Período "De" e "Até", informe o valor no campo Devido, desmarque o checkbox Proporcionalizar e clique em Salvar.

Mandei a imagem das páginas para o teu email.

forte abraço,

Alacid Corrêa Guerreiro

Mensagem por Alexandre Ferreira em Qui Jul 16, 2015 3:36 pm

Boa tarde Alacid,

Essa é uma solução paliativa, não é!?

Porque veja: isso altera todas as parcelas do cálculo e gera um apanhado enorme de modificações a serem consideradas para cálculos grandiosos, já que você irá criar uma maneira de burlar uma limitação do sistema pra lançar uma verba com data posterior à data de demissão.

Me corrija se eu estiver pensando errado!

O mais adequado não seria desvincular o vencimento de todas as verbas, ou ao menos, de verbas específicas, da data histórica da demissão!?

Abraço!
Alexandre Ferreira
Admin

Mensagem por WESLEY DE SOUZA INACIO em Qui Jul 16, 2015 4:28 pm

Valeu Alacid!

WESLEY DE SOUZA INACIO

Mensagem por Alacid Corrêa Guerreiro em Sex Jul 17, 2015 9:28 am

Alexandre,

Quando você informa uma data final posterior a demissão o sistema não sugere esta data para nenhuma verba. Desta forma, não vejo como isto pode impactar negativamente no cálculo.

Quando desenvolvemos o sistema criamos três mecanismos de limitação das verbas:

1) As datas de admissão e demissão são sugeridas para todas as verbas. Não havendo demissão a data final deve ser informada;
2) Se entre a data da admissão e do ajuizamento houver mais de cinco anos o usuário pode determinar a aplicação da prescrição quinquenal;
3) Se o período do cálculo for diferente do período contratual, o usuário deve informar as datas inicial e/ou final, quer sejam anteriores ou posteriores a data da demissão.

Desta forma, se no cálculo que estou elaborando existir verba com vencimento em data posterior a demissão devo informar no campo data final a data de vencimento desta verba.

Como a maioria das verbas são devidas até a data da demissão, todas as verbas são geradas até esta data. Desta forma, o usuário só terá que alterar a data da verba com vencimento posterior a demissão.

forte abraço,

Alacid Corrêa Guerreiro

Mensagem por WESLEY DE SOUZA INACIO em Sex Jul 17, 2015 12:07 pm

Beleza. Alexanre, eu fiz o teste que Alacide sugeriu e deu certo. Eu consegui até jogar verba com data posterior à data de atualizaçao do cálculos. Logicamente que o índice de correção foi 1,000000.
Alacid, há alguma forma de lancar verbas mensai, mas com data específica, como dia certo para cada mês e com correção a partir da data lançada? E, se possível, termo para a mesma parcela como lançar mais de um dia dentro do mesmo mês.

att

WESLEY DE SOUZA INACIO

Mensagem por Alexandre Ferreira em Seg Jul 20, 2015 9:45 am

Beleza Alacid,

sendo muito sincero, somente agora entendi de forma clara a real importância desses campos, que inicialmente eu imaginava que fossem semelhantes àqueles do Juriscalc, demarcadores do ajuizamento de forma manual.

Na verdade, depois da sua explicação ao Wesley, eu postei e fui conferir e vi que tinha razão.

Deixando registrada a minha visão como usuário, entendo que é muito mais simples você já permitir isso abertamente no sistema. Não sei se te falei, mas antes de eu entrar pra justiça, tive alguns cargos de informática na Saúde do Estado do Rio de Janeiro, passei por diversas implantações de sistemas tão grandiosas ou maiores que essa, e via que o que funcionava mesmo para o usuário era fazê-lo ter que pensar o mínimo possível. Gostei da possibilidade de escolher, mas essas verbas com datas posteriores à demissão são muito presentes, preferia que isso fosse já aberto para alterações nas verbas, sem que precisássemos demarcar na página inicial. Mas, lógico, essa é a minha impressão pessoal somente.
Abração, meu amigo!
Alexandre Ferreira
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: